Skip to content

Cartão Alimentação é um Incentivo Vantajoso, saiba mais!





Quem utiliza cartão alimentação, sabe como esse benefício pode ajudar e muito nas contas do dia a dia. Afinal, você não precisa tirar muito do seu bolso para fazer as compras do mês, pois pode contar com ajuda do cartão alimentação.

Mas muitas pessoas têm dúvidas sobre como usar o cartão, onde usar, e nesse artigo vamos apresentar informações importantes que vão te ajudar a entender e a utilizar melhor esse benefício.

Uma das principais dúvidas que muitos não sabem responder é se o cartão alimentação é cumulativo, ou qual a diferença do cartão alimentação e refeição.




Através desse artigo, você irá entender de forma simples e prática todas as informações importantes sobre cartão alimentação que todo trabalhador precisa saber.

O que é considerado um Cartão Alimentação?

cartão alimentação giassi
Cartão Alimentação é um incentivo vantajoso, saiba mais!

Entenda melhor como funciona o cartão alimentação e refeição. É considerado um cartão alimentação, o cartão cuja utilidade é ser utilizado como forma da pessoa conseguir comprar alimento.

Normalmente esse benefício é oferecido por empresas que entregam esse tipo de cartão para os seus funcionários. Atualmente existem muitas empresas que trabalham com cartão alimentação ou refeição, como por exemplo:

  • Cartão alimentação Sodexo;
  • Cartão alimentação Alelo;
  • Cartão de alimentação Ticket;
  • Entre outros.

É comum as empresas hoje em dia oferecerem além do cartão alimentação ou cartão vale refeição para os seus funcionários. Deixando-os assim, bem satisfeitos, afinal são benefícios que ajudam bastante.




Vale ressaltar que, tanto o vale alimentação e refeição não são benefícios obrigatórios que a empresa deve oferecer. Por isso, não são todas as empresas que proporcionam isso aos seus funcionários.

E quando a empresa oferece esse benefício aos seus funcionários, cabe ao empregado cumprir com a sua parte, e utilizá-lo somente para o fim de alimentação e não para outras coisas.

O Cartão Alimentação serve pra que?

Como o nome já diz, o cartão alimentação é direcionado para a alimentação do funcionário da empresa. Esse cartão é entregue ao funcionário, e todo mês a empresa deposita um determinado valor.




Esse valor pode variar e empresa para empresa, e o desconto feito deve constar na folha de pagamento do funcionário. E o % de desconto do salário do funcionário referente ao vale alimentação, não deve passar dos 20%.

Com esse benefício, a pessoa pode comprar alimento e diversos lugares, e dessa forma pode ter até uma certa economia no mês. Pois afinal, não precisará gastar muito do próprio bolso para comer.

Como esse é um benefício que a empresa pode oferecer, o cartão alimentação não é indicado para ser utilizado para outros fins, por isso foque atento, pois se a empresa perceber algo inadequado isso pode até justificar uma demissão.

Existem muitas pessoas que vendem o seu cartão alimentação, e isso não é muito bem visto pelas empresas.

Onde encontrar Cartão Alimentação?

O cartão alimentação é entregue pela empresa onde você trabalha ou vai trabalhar. O parceiro que vai ser o cartão do seu cartão alimentação pode variar também de cada empresa.



Umas optam pelo Ticket, ou Alelo ou outa marca. Cada um tem seus benefícios e diferenciais.

Mas o que também é possível encontrar por aí, são cartões de benefícios para a pessoa comprar e recarregar conforme desejar.

É possível fazer essa compra de cartão alimentação pela internet, diretamente no site das empresas de cartões de benefícios, ou até mesmo em supermercados.

Mas o mais comum mesmo, é receber o cartão da empresa onde você trabalha.

Para utilizar o cartão, você precisará digitar uma senha, como se fosse um cartão de débito e crédito. Essa senha vem junto com o envelope onde vem o cartão. Se preferir, você pode trocar essa senha futuramente, por outra que você achar melhor!

Onde aceita Cartão de Alimentação?

O cartão alimentação normalmente é aceito somente em supermercados. Ele não é aceito em bares, shoppings ou restaurantes.

Mas, com algumas exceções, alguns lugares podem aceitar também o vale alimentação. Mas lembre-se, só é aceito em lugares específicos para alimentação.

Não é possível utilizar o cartão alimentação para compras de roupas, perfumes, maquiagens ou pagar faturas de outras contas. Parece meio óbvio, mas têm pessoas que acham que isso é possível.

Para saber onde o seu cartão alimentação é aceito, os estabelecimentos deixam em exposição adesivos dos tipos de cartões e bandeiras de cartões que são aceitos.

Assim, antes de entrar no lugar, você já sabe se pode utilizar o seu cartão ou não. Agora, se nenhuma das opções estiverem visíveis, vale perguntar para o garçom ou dono(a) do estabelecimento.

O Cartão para Alimentação é cumulativo?

Tanto o cartão alimentação e refeição são cumulativos sim! Muitas pessoas possuem essa dúvida, e por não saberem dessa informação, acabam gastando todo o valor no mês, com medo de perder a oportunidade de usar no mês seguinte.

Mas agora que você já sabe, se você não utilizou todo o limite do seu cartão alimentação nesse mês, não se preocupe! Mês que vem, o valor restante vai somar com o novo depósito!

Dessa forma, você tem chance de fazer uma boa compra no mês Outro ponto importante, é que você não precisa se preocupar se o valor está acumulando.

Desde que o cartão alimentação esteja sendo usado para alimentação, a empresa não tem o porquê de punir sobre a quantidade que está acumulada. Porém, é preciso estar atento sobre uma questão: A validade!

Assim como cartões de débito e crédito, o cartão alimentação e refeição possuem validade. Se você e sua empresa não se atentarem com a renovação do cartão, você pode perder os valores acumulados. Assim como o cartão Alelo alimentação é cumulativo, outros também são!

cartão alimentação extra

Qual a diferença entre Cartão Alimentação e Vale Refeição?

Como já foi mencionado, o cartão alimentação é aceito em supermercados, e em raras exceções ele pode ser aceito em outros estabelecimentos. E o cartão vale refeição?

A diferença está justamente em aonde ele é aceito. Se o vale alimentação é utilizado apenas em supermercados, o vale refeição é aceito em praças de alimentação em shoppings, restaurantes, bombonieres, food trucks e por aí vai. E assim como acontece com o cartão alimentação, o vale refeição também é cumulativo.

Para saber onde o seu cartão pode ser aceito, além de ver os adesivos no restaurante, ou perguntar diretamente a algum atendente, você pode consultar o aplicativo do cartão.

Lá no app, você pode ver os restaurantes ou supermercados (em caso de cartão alimentação) próximos de sua casa, ou nas redondezas de onde você estiver, que aceite a bandeira do seu cartão.

Ou se você estiver com dúvidas, e está com dificuldade com o aplicativo do cartão, existe também a possibilidade de tentar contato telefônico com a empresa do seu cartão alimentação ou refeição.

Quais os melhores do mercado?

Quando se trata de cartão alimentação, todos querem saber: Qual o melhor ou melhores cartão do mercado atualmente?

Bom, isso depende da avaliação de cada um, mas os mais aceitos e comuns que as empresas usam são:

  • Cartão Ticket;
  • Cartão Alelo;
  • Cartão Sodexo;
  • E Cartão VR.

Portais das empresas:

  • https://www.ticket.com.br
  • https://www.alelo.com.br
  • https://www.sodexobeneficios.com.br/index.htm
  • https://www.vr.com.br/portal/portal-vr/index.html

Fora esses, existem muitos outros cartões. Mas esses 4 são os mais utilizados pelas empresas, e cada um tem as suas características. Como por exemplo, muitos desses cartões possuem descontos e vantagens para quem os utiliza.

Por exemplo, quem tem o cartão ticket, pode ter desconto em farmácias, como na Drogaria São Paulo. Outro cartão que oferece benefícios e vantagens é o cartão alimentação da Alelo. Ao acessar o app do cartão, você pode clicar na opção “clube alelo’, e lá você verá muitos descontos, como:

  • Cinema;
  • Educação;
  • Bem estar e saúde;
  • Desconto em restaurantes;
  • E muito mais.

Para saber mais onde você pode ter desconto, sempre é válido acompanhar no aplicativo do seu cartão alimentação. Ou também nas redes sociais, onde podem ter novidades e promoções bastante interessantes!

Quais as novidades em Cartões Alimentação?

Uma das novidades que podemos mencionar em relação a cartão alimentação, é justamente o fato de você ter chance de participar de promoções, ou ter descontos em outros estabelecimentos.

Isso não exista há um tempo atrás, e agora vem com tudo, para assim, poder fidelizar mais os seus usuários. Outro ponto muito importante, é o uso do GPG no aplicativo, onde você pode buscar locais próximos de você que aceitem o seu cartão.

Uma novidade muito aguardada pelos usuários dos cartões modernos, é que o cartão alimentação e também o cartão refeição tenham o dispositivo de aproximação. Assim, não se faz necessário o uso de senha.

Mas o futuro é uma caixinha de surpresas, e com o aumento de novas empresas surgindo para o mercado de cartões de benefícios, as empresas estão buscando novas formas de agradar os seus usuários.

Por isso, é possível surgir muitas novidades e atrações interessantes que venham agradar mais as empresas e seus funcionários!

Como recarregar meu Cartão?

Também mencionamos aqui, que além do cartão alimentação que é entregue na empresa, existem cartões de benefícios onde você pode comprar em lugares como em supermercados.

Esse tipo de cartão alimentação pode ser recarregado, e existem algumas formas de fazer essa recarga. Existe a opção de fazer a recarga no próprio mercado onde você adquiriu o cartão. Basta utilizar dinheiro ou cartão de débito.

A outra opção, é utilizar o aplicativo desse determinado cartão, onde tem a opção de recarga.

Então, como pudemos ver, o cartão alimentação é um benefício muito bom, e que ajuda muitos trabalhadores! Se você quer mais informações sobre esse tema veja o vídeo abaixo e esclareça mais suas dúvidas sobre o tema!